fevereiro 02, 2011

Jornal de Joinville- 08 nov. 2010

EXPOSIÇÃO

Obras dão vida à imagens digitais

MOSTRA APRESENTA GRAVURAS DE DIFERENTES TÉCNICAS, FEITAS POR ARTISTAS DE TODO PAÍS

Chega a Joinville, hoje, às 20 horas, a exposição “Circulando em Outras Dimensões”, com coquetel de abertura na Galeria de Arte do Sesc. A ideia nasceu da necessidade de expor trabalhos de diferentes técnicas em locais alternativos e sem a perda da qualidade que a obra possui. Para isso, a arte é transformada em imagem digital e impressa em tamanho grande, em impressoras que fazem outdoors.

A iniciativa é da artista plástica Regina Carmona e já passou por cidades como São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, e também por Portugal e pela Eslováquia. No início, 16 artistas paulistas faziam parte do projeto que agora já conta com 18 pessoas de São Paulo e mais 12 artistas de Santa Catarina.

A exposição é itinerante e expositiva e apresenta estampas digitais obtidas em várias técnicas diferentes de criação como desenho, pintura, aquarela, gravura, fotografia e multi-meios. Com medidas e tamanhos diferentes e variáveis, é possível aumentar e diminuir os trabalhos conforme os meios e finalidades expositivas.

Para Regina, a técnica facilita o transporte e abre novas dimensões para a mostrar os trabalhos, além de misturar as linguagens e ser apresentada em um meio atual. “Cria integração, itinerância e divulga uma linguagem contemporânea. Tudo na plataforma digital, o que nos permite realizar variadas intervenções e propostas”, afirma a artista. O projeto propõe também a circulação de imagens e troca de experiências entre artistas de diversas regiões. As obras são gravuras digitais em grandes formatos (144 cm por 108 cm) e, ao todo, trinta artistas de diferentes formações fazem parte da exposição.

A coordenação geral e curadoria é da artista plástica Regina Carmona, de São Paulo, e de Flávia Fernandes, em Santa Catarina. Aqui no Estado, a ideia tem a parceria da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina (AAPLASC), junto com o Departamento Artístico Cultural (DAC), Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) da UFSC, Fundação Catarinense de Cultura e Sesc.

+
O QUÊ:
abertura da exposição “Circulando em Outras Dimensões”.
QUANDO: hoje, a partir das 20 horas.
ONDE: Galeria de Arte do Sesc, rua Itaiópolis, 470, América, Joinville.
QUANTO: de graça.